Mortemática!!

Ser professor de Matemática, é ser professor, educador, pai, mãe, amigo, psicólogo, terapeuta, etc, etc, etc.

Ensinar Matemática também é tirar o medo da disciplina. É comum entrar em sala, no começo do ano, me apresentar e falar: “sou a prof. de Matemática” e ouvir a turma em uníssono: aaahhhhh

Isso acontece devido a muitas causas, como: má formação dos professores do primeiro ciclo do ensino fundamental, falta de incentivo de fazer a educação menos monótona no curso de licenciatura, distância da realidade do aluno, uso de métodos tecnicistas, e muitos outros.

Falamos tanto no uso de jogos e no papel do lúdico na educação, mas sempre se referindo à educação
fundamental. Por que não extendermos isso à graduação? Não é lá que nos formamos professores? Ou assim se pensa….

Devíamos testar métodos menos monótonos na própria faculdade, sob a supervisão de nossos mestres, nos indicando o caminho a seguir e, atentando-se às críticas dos colegas de turma, que sempre geram ótimas discussões. Mas o que acontece na realidade? Após alguns anos de aulas chatas e monótonas, começamos, por iniciativa própria, a buscar novas técnicas de ensino-aprendizagem e, testamos diretamente em nossos alunos. O máximo que acontece é a aprimoração dessas técnicas após algumas reflexões ou, sua extinção e o consequente retorno à monotonia secular.

A monotonia e a chatice das aulas de Matemática podem ser extendidas às outras disciplinas. No meu caso, que sempre amei Matemática, não suportava e não entendia História e regras gramaticais de Língua Portuguesa. Pra mim, essas duas sempre foram minhas mortemáticas…

Então, a conclusão que chego é, não é a disciplina que é ruim, difícil ou sei-lá-o-que, o fundamental é a forma como esses conhecimentos são passados. Essa é a chave da aprendizagem. Isso é o que deve ser repensado, revisado, reestruturado.

Por Cristina Neves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s