O 2D que parece 3D

Pense na seguinte situação: você deve desenhar um objeto 3D, digamos, um prédio, utilizando um lápis e um pedaço de papel. Quais os tipos de técnicas você usaria? Como você, a partir de um desenho no papel, conseguiria dar a impressão tridimensional?

O grupo e-Boy ficou famoso por produzir objetos 3D utilizando 2D, num sentimento vanguardista, onde suas formas são, propositadamente, com o mesmo acabamento pixelado comum dos anos 80.

A técnica consiste em elaborar os objetos a partir de um pseudo cubo formado por 3 losangos:


Uma outra maneira de interpretar é usando um ângulo de perspectiva de 30°, medido a partir da reta horizontal que dá base ao desenho. A idéia é inclinar quadrados a 30° da superfície, transformando-os em losangos.


O começo da era 3D, para os jogos, usou muito desta técnica, pois ainda não existiam máquinas gráficas eficientes em refinar o acabamento irregular deixado pelos pixels. Veja abaixo algumas aplicações da perspectiva nos jogos:

O jogo de tons que o artista M. C. Escher usava em suas obras é outra técnica bastante eficiente na ilusão 3D. O contraste do claro com o escuro ou o próprio uso de um degrade acrescenta profundidade à arte, item inexistente no trabalho bidimensional.

Ainda brincando com as cores, inserir toques de iluminação ao desenho traz a sensação de volume.  Colocar pontos de reflexo de luz faz o desenho parecer mais real e aumenta sua leitura tridimensional. Quem muito utiliza esse truque é o projetista de carros Chip Foose, uma lenda viva da transformação de carros. Veja abaixo alguns de seus projetos:

Para saber mais sobre Chip Foose, assista aos programas de TV (Discovery Chanel) Overhaulin ou ao Rides, que cuidam da reforma de carros num estado horrível de conservação (Overhaulin) ou de relíquias automobilísticas (Rides).

Fontes:

www.mcescher.com
www.kongregate.com
www.voujogar.com.br

veja mais:

Na página vídeos veja como trabalhar com a perspectiva isométrica e criar objetos e cenários como o e-Boy.

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s